CAPOEIRA


CAPOEIRA

Instrutor Hugo Samurai
Segunda e Quarta-feira – das 19h45 às 20h35 (Infantil)
Segunda e Quarta-feira – das 20h35 às 21h45 (Adulto)
Terça-feira – das 18h às 18h50 (Infantil)
Terça-feira – das 18h50 às 20h (Adulto)

A Capoeira, chamada hoje de "o esporte brasileiro", é, na realidade, uma rica expressão artística (mistura de luta e dança) que faz parte do patrimônio cultural afro-brasileiro. Nela trabalha-se resistência, agilidade, flexibilidade, velocidade, equilíbrio, coordenação, ritmo, atenção, persistência, respeito ao próximo e espírito de equipe.

Atualmente é reconhecida internacionalmente e é praticada em mais de 150 países. Depois de cerca de 300 anos de história no Brasil, a capoeira foi reconhecida como patrimônio cultural brasileiro, registrado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

O ensino da capoeira representa uma oportunidade para a integração entre diferentes componentes curriculares como história, educação física, geografia, física, artes plásticas, música e outros, além de mobilizar os setores do desporto, turismo, meio ambiente, saúde, segurança.

BENEFÍCIOS ESPECÍFICOS DA CAPOEIRA:

A MUSICALIDADE
Tem o poder gerador de impulso e movimento no espaço, desenvolvendo a motricidade e a percepção sensorial, além de induzir estados afetivos, contribuindo para algumas aquisições, tais como: Linguagem, leitura, escrita e lógica matemática.

CAPOEIRA E SOCIALIZAÇÃO
Desenvolve sua criatividade e espírito de grupo, com as "rodas de capoeira“, realizadas durante as aulas propostas.

CAPOEIRA E VALORES
Propicia ao aluno a aprendizagem das suas origens e do seu desenvolvimento, levando- o à viagem à cultura brasileira, despertando- lhe o valor de sua historia e da historia do Brasil.

RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Ajuda desde crianças muito introspectivas até aquelas com problemas de hiperatividade, equilibrando as relações e promovendo uma sensível melhora da auto-estima, pois a constante necessidade de realização coletiva garantida pelo ritual da capoeira possibilita o exercício de se lidar com o outro e suas diferenças.