QUEM SOMOS


Associação dos Servidores Públicos Municipais de Campinas (ASPMC)

Criada no ano de 1954 e desde sua fundação se preocupando com a situação do servidor público, a Associação dos Servidores Públicos Municipais de Campinas (ASPMC) sempre realizou um excelente trabalho visando a parte social e de lazer desses importantes trabalhadores de nossa cidade.

A Associação foi criada em 12 de janeiro como entidade de classe que representava os servidores municipais em suas reivindicações salariais, oferecendo ao mesmo tempo serviços na área social. Sua trajetória de crescimento ao longo dos anos está ligada à história de vida do atual presidente Angelo Colombari, um ícone da defesa a favor dos servidores.

Em 1988, com o advento da nova Constituição, a Associação deixou de ser entidade representativa da classe, tarefa essa que ficou a cargo do sindicato fundado na ocasião. Porém, a entidade se preocupou em dar continuidade ao trabalho sócio-assistencial e recreativo para o servidor público de Campinas. Para tanto, empenhou-se na construção de uma sede de campo para os servidores.

Tudo começou quando o prefeito da época - Rui Novaes - doou para a entidade um terreno, onde foram construídos apenas uma quadra de futebol de salão e alguns cômodos. Essa área, porém, foi posteriormente desapropriada para a construção do Hospital Álvaro Ribeiro. Com isso, Rui Novaes doou para a Associação outro terreno, com 1.597m², onde se localiza a atual sede de campo da entidade. No entanto, como ficou vários anos sem que nada nele fosse construído, a posse deste terreno também foi retirada da Associação. O presidente da entidade na ocasião era Cícero Soares, falecido em 1978. Não satisfeitos com a perda deste terreno, a diretoria da ASPMC não poupou esforços para assegurar o lugar onde poderia proporcionar momentos de lazer para os servidores públicos de Campinas.

A conquista definitiva aconteceu com uma renegociação de doação no final dos anos 70, na qual a ASPMC, representada pelo atual presidente Angelo Colombari, se comprometeu com a prefeitura a iniciar o mais breve possível a construção da sede de campo.

Tudo acertado, o primeiro passo foi arrumar acomodação para oito famílias que residiam naquele local, antigo matadouro municipal. Com as famílias indo morar no conjunto habitacional da Vila Rica, foi iniciada a primeira construção na sede: o campo de futebol com medidas oficiais.

Na sequência foi erguido um pequeno salão social, que foi ampliado mais adiante com a construção das salas internas, onde atualmente existem a secretaria de esportes, a sala de troféus e o espaço para várias atividades. Mais adiante foram construídos os vestiários do campo de futebol, lanchonete e campo de bocha. Depois foi iniciada a construção das piscinas, que hoje garantem a diversão de muitos associados. O passo seguinte foi a construção da quadra poliesportiva, que hoje está totalmente coberta, recebendo inclusive no final de 2007 novo piso e exaustores eólicos.

Durante muitos anos, a administração da Associação ficou instalada em duas salas alugadas no Edifício Banco de Segurança, na Rua Costa Aguiar, nº 698, no centro de Campinas. Porém, a entidade deu outro grande salto em 2000 com a construção da atual sede administrativa na sede de campo: o amplo local possui escritórios, sala de reunião, biblioteca, tesouraria, secretaria, sala de informática, sala para o atendimento de advogados, loja de roupas esportivas, consultório odontológico, sala do presidente e sala do Departamento de Recursos Humanos.

Após outros inúmeros esforços, a sede de campo tem o orgulho de proporcionar hoje diversas atividades esportivas e áreas de lazer para o associado: como taekwondo, capoeira, musculação, natação, hidroginástica, academia, moderno campo de futebol com direito a arquibancada e sala de imprensa, quadra poliesportiva coberta, salão de jogos, piscinas, dança de salão, campo de futebol society, duas lanchonetes, atendimento de clínica geral, aulas de cavaquinho e violão, departamento jurídico e muito mais.

A ASPMC oferece ainda diversos convênios, transporte gratuito aos associados e colônia de férias.
A Associação dos Servidores Públicos Municipais de Campinas é uma prova viva de evolução e desenvolvimento. Situações que a credenciam como uma entidade respeitada e valorizada dentro da sociedade campineira.