Reportagem: Carlos Tellini
Os treinos
de judô, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de
Campinas, serão retomados na Associação dos Servidores Públicos Municipais de Campinas
(ASPMC) a partir de 1º de março. O reinício da atividade será acompanhada de
uma série de protocolos para garantir a proteção de todos os participantes.
O treinamento de judô faz parte de uma contrapartida envolvendo a Associação e a Prefeitura e, portanto, as inscrições estão abertas ao público em geral e aos associados e seus dependentes. “Importante ressaltar que todos serão muito bem-vindos e que há limite para inscrição, até para que se respeitem os protocolos de saúde”, destacou o diretor de Esportes da ASPMC, Marcos Clemente.
Poderão se inscrever alunos de todas as idades, a partir de 5 anos. As aulas acontecem às segundas e quartas-feiras a partir das 19 horas, sob coordenação do professor Luiz Antônio Junior. “Vamos manter o distanciamento e um número reduzido de alunos durante todas as aulas. Contamos com a participação dos associados e seus dependentes e, claro, da população de Campinas”, destacou.
Ele ressaltou ainda que quem pratica o judô melhora o condicionamento físico e ganha força física, por causa do trabalho de fortalecimento muscular das pernas, braços e abdômen. O raciocínio e a convivência social também ficam apurados.
Cabe, inclusive, destacar estudo da Unesco, Órgão das Nações Unidas para a Educação:
- O judô é o esporte que possibilita o relacionamento saudável com outras pessoas, utilizando o jogo e a luta como um integrador dinâmico. Além disso, diz o estudo da UNESCO, o judô é o melhor esporte como formação inicial para as crianças e jovens de quatro a vinte e um anos já que promove uma educação física integral.
“Serão todos bem recebidos a nossa entidade. Quem se inscrever vai poder conhecer a nossa excelente infraestrutura”, declarou o presidente Angelo Colombari, que espera ver os associados e seus dependentes também participando das aulas de judô. “Vale a pena oferecer a todos uma atividade como essa. Só faz bem às crianças, jovens e adultos”.
Na Olimpesec 2019, em momento inesquecível na história da Associação dos Servidores, foram conquistadas 35 medalhas pelo judô, sendo 20 de ouro, 10 de prata e duas de bronze.
Nossa entidade ficou em segundo lugar na classificação geral na maior competição interclube do Brasil. Um feito memorável.
PROTOCOLO
PARA RETORNO DAS AULAS DE JUDÔ
Abaixo seguem os pontos das medidas adotadas para retorno das atividades do judô, de acordo com FIJ (Federação Internacional de Judô), FPJ (Federação Paulista de Judô) e Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus (Covid-19).
Parceria Associação dos Servidores Públicos Municipais de Campinas e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer
1 – A entrada se dará pela portaria principal do clube, onde será feita a medição da temperatura do aluno e do acompanhante. Caso seja verificada temperatura igual ou superior a 37,5° C, não será permitida a entrada no clube, e o mesmo será orientado a procurar o serviço de saúde.
2 – Após a entrada, o aluno e o acompanhante deverão fazer a higienização das mãos com álcool gel, disponível na própria portaria do clube.
3 – O aluno deverá chegar usando máscara, a qual não poderá ser removida em nenhum momento. Deverá chegar sem estar vestido com o judogi, o qual será vestido no momento de entrada no dojô. Também deverá trazer seu próprio álcool gel, caso tenha alguma restrição quanto ao uso do produto, deverá trazer seu próprio produto de higienização. Ainda, deverá trazer sua própria garrafa de água ou squeeze, visto que a utilização dos bebedouros é restrita para uso destes equipamentos.
4 – A entrada de acompanhante somente será autorizada caso necessário. Neste caso, o acompanhante deverá permanecer em espaço diferente de onde se dá o treino, respeitando os critérios de distanciamento e utilizando máscara todo o tempo.
5 – As aulas terão duração de 45 (quarenta e cinco) minutos, com no máximo de 10 (dez) alunos por turma. As turmas serão formadas conforme o número e faixa etária dos inscritos.
6 – Haverá demarcação para se manter o distanciamento estabelecido, sendo proibido o contato entre os alunos ou com o professor.
7 – A utilização do judogi fica facultado ao critério estabelecido pelo professor, levando-se em conta o tipo de treinamento estabelecido. Também é facultado ao professor a escolha por utilização de equipamento de suporte para melhor aproveitamento dos treinos. Ao final de cada turma, estes equipamentos serão higienizados pelo próprio aluno.
8 – Terminada as aula, o aluno deverá recolher suas coisa pessoais, saindo do clube, não devendo permanecer no local para que não haja aglomeração.
9 – Estas normas de segurança poderão ser alteradas conforme determinação dos órgãos de controle e monitoramento do novo coronavírus Covid-19.
Além dos cuidados específicos para a realização das aulas de judô, a Associação também mantém protocolo sanitário para evitar a disseminação do novo coronavírus. Além de medição de temperatura na entrada da entidade, são vários os tótens espalhados pelo clube e setor administrativo. Além disso, em todos os ambientes são feitas higienização permanentemente.
INSCRIÇÕES
Para participar das aulas de judô, é preciso procurar a secretaria de Esportes da Associação dos Servidores Públicos Municipais pelo telefone (19) 3272-8459;
Ou a Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Campinas pelo telefone: (19) 3756-4010.