Reportagem: Carlos Tellini
A Associação dos Servidores Públicos Municipais de Campinas oferece aos associados uma atividade que se funde entre esporte e cultura. É a capoeira. Crianças e adultos podem participar das aulas, ministradas pelo Mestre Hugo.
Mas você sabe a origem da capoeira? Pois bem, é uma luta e ao mesmo tempo uma arte trazida pelos negros escravos para o Brasil. Obrigados a trabalharem em lavouras e engenhos de cana-de-açúcar, plantações de café, entre outras, a capoeira foi utilizada como forma de resistência e luta ao sistema escravagista.
Passado o período de escravidão, a capoeira caiu no gosto popular em todo o Brasil. Apesar de ainda representar muito da afirmação do negro em relação ao período de escravidão, hoje ela é praticada por pessoas de todas as etnias, classe social e idade.
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que combina artes marciais, música, acrobacias e dança na realização golpes e movimentos rápidos, complexos e únicos, que requerem uma grande quantidade de força e flexibilidade corporal.
Para Hugo Fonseca Noda, o Professor Samurai, coordenador das aulas de capoeiras, “os praticantes desta atividade geralmente apresentam uma excelente forma física e bem-estar, pois as acrobacias e movimentos não estimulam apenas o corpo, mas a personalidade e o estado mental”.
O presidente Angelo Colombari é um dos que mais apoiam esse tipo de atividade em nosso clube. "Precisamos sempre lembrar de nossas raízes. Seja através das ações sociais, seja através do esporte e da cultura. Jamais vou deixar de valorizar a nossa arte", destacou.
Principais
benefícios:
-
Promove a interação social;
-Desenvolve
a musicalidade, ritmo e coordenação;
-
Melhora a capacidade cardiovascular e respiratória;
-
Oferece um melhor condicionamento físico e mental;
-
Alivia os problemas relacionados ao estresse diminuindo tensão, ansiedade e
fadiga;
- O
corpo torna-se mais forte e flexível;
-
Melhora a postura eliminando maus hábitos levando ao correto alinhamento
corporal; -
Fortalece a musculatura abdominal suportando melhor a coluna;
-
Melhora o estado geral de saúde;
-
Otimiza o desempenho esportivo;
-
Melhora a autoestima, confiança e segurança;
-
Aumenta o metabolismo, força muscular e densidade óssea sem exageros;
-
Ajuda a emagrecer
Ainda segundo o Professor Samurai, a idade para praticar Capoeira é a partir de cinco anos, sem limite final. “O mais importante para começar a praticar capoeira é ter vontade. Não é necessário qualquer tipo de experiência ou capacidades específicas. Durante as primeiras sessões de capoeira são ensinados os aspectos técnicos e os movimentos básicos. Ao longo do tempo, se avança para os movimentos mais complexos, mas sempre se respeitando os limites de cada um”.
Para iniciar a prática capoeira não é necessário um tipo específico de roupa, sendo recomendado, no início, utilizar uma roupa confortável, como calça de moletom e camiseta, por exemplo. Apenas após algum tempo, é que pode ser necessário comprar o uniforme oficial da prática, especialmente quando se representar o grupo em eventos oficiais.
Capoeira na ASPMC:
Segunda
e quartas:
19h –
Crianças
19h45
- Adultos (Salão Social)
Terças:
18h30
– Crianças
19h15
– Adultos (Salão de Jogos)
Para iniciar, basta estar com o exame médico do clube em dia (necessário apresentar) e comparecer nos horários de aula.