Uma grande festa de alegria, música, esporte e cultura marcou o 11º Encontro do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, na sede da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Campinas. Todas as atividades foram pautadas pelo clima de confraternização entre todos os presentes. E mais que isso, prevaleceu o que pontuou o presidente Angelo Colombari quando instituiu que todo o ano, na ASPMC, haveria a celebração em homenagem a Zumbi do Palmares.
Centenas de pessoas acompanharam atentas desde as primeiras horas do dia os eventos programados. Três jogos de futebol foram realizados: categorias +60 , +50 e +40 entre Servidores e Ponte Preta Higa. Todas tiveram a disputa de troféus.
- +60: Servidores 0 x 1 Ponte Higa
- +50: Servidores 6 x 2 Ponte Higa
- +40: Servidores 1 x 1 Ponte Higa (Nos pênaltis Ponte Higa venceu por 8 x 7)
Na quadra houve grande apresentação de capoeira. O grupo comandado pelo Mestre Hugo e convidados deram um show nas demonstrações arte afro-brasileira que mistura esporte e cultura. Praticamente de todas as idades se revezaram para levar ao grande público um espetáculo de movimentos que essa modalidade permite.
SOLENIDADE
Na solenidade oficial, o vice-presidente Carlos Aparecido de Lima deu as boas-vindas aos presentes. “Em nome do presidente Angelo Colombari, um batalhador pela união contra o racismo, agradeço a participação de todos”.
Convidado, o autor da lei, então vereador, que instituiu em Campinas feriado municipal para a comemoração do Dia da Consciência Negra, e atual presidente da Associação Atlética Ponte Preta, Sebastião Arcanjo, também agradeceu a dedicação do presidente Angelo Colombari na luta contra a discriminação racial. “Vejo neste ambiente, proposto e criado pelo presidente Colombari, o desejo de ver condenada toda e qualquer forma de discriminação. Essa é uma luta de toda a sociedade e a Associação dos Servidores está cumprindo seu papel de agregar”, disse Tiãozinho, que ressaltou ser o primeiro presidente negro depois de 119 anos de existência de um clube que é pioneiro no Brasil ao colocar em campo Miguel do Carmo, o primeiro jogador negro do futebol brasileiro.
HOMENAGENS
A funcionária Roseli Aparecida Augusto da Silva e o diretor José Maria Tadeu da Silva receberam uma placa de agradecimento pelos serviços que vêm prestando à Associação. Ambos agradeceram ao presidente Angelo Colombari a grande oportunidade de fazer parte de uma entidade em que se preza pela união de todos. Lembraram que 87% da diretoria é negra, assim como grande parte dos funcionários.
O diretor de Esportes, Marcos Clemente, organizador do evento juntamente com o Miranda, do Movimento Black Beautiful, agradeceu a todos que auxiliaram na realização de mais uma data oficial do Encontro do Dia da Consciência Negra. “Quero ressaltar que a participação de cada de vocês nesta luta diária contra o racismo é muito importante. E o fato de estarem aqui demonstra que vocês são lutadores contra a discriminação. Quero agradecer e muito ao Miranda e ao Laércio Rosa, do Ponte Higa, ao nosso vice-diretor Marcos Souza e ao Nivaldo Carvalho pela dedicação. Em especial ao presidente Angelo Colombari, pelo apoio que nos dá sempre, acreditando no trabalho de sua diretoria e de seus funcionários”.
O 11º Encontro do Dia da Consciência Negra prosseguiu com apresentação de roda-de-samba e muita música nas pick-ups do DJ Mirandinha.