NOTÍCIAS


Notícias ASPMC

Spiga passa toda sua experiência para os associados que querem entrar no mundo da música

Violão, cavaquinho e guitarra para todas as idades

Reportagem: Carlos Tellini

A música é considerada desde sempre como uma terapia. Serve para relaxar, serve para animar, serve para grandes comemorações e também para consolar em momento nem tão festivo. E quem acha que não tem dom para se expressar através da música, está completamente enganado. A Associação dos Servidores Públicos Municipais de Campinas oferece há 14 anos cursos de violão, cavaquinho e guitarra para quem quer se iniciar no mundo da música ou aprimorar suas técnicas.

Para o instrutor André Teixeira da Cruz, conhecido como Spiga, “essa é a única atividade que desenvolve todos os sentidos, proporcionando mais concentração e melhoria no raciocínio”. Spiga conta ainda que desde que começou a dar aulas na Associação, há quase uma década e meia, já passaram pelas suas mãos mais de 1500 alunos. “Além de aprender a tocar os instrumentos, ainda repasso a teoria musical. É preciso conhecer a história da música, ter uma formação, para que compreendam esse universo que encanta tanta gente”, destaca. Segundo ele, inclusive, se tornam profissionais da música.

Para participar das aulas é preciso ter pelo menos 7 anos – idade em que a criança já está em processo de alfabetização – “e não tem idade máxima”, ressalta Spiga, com muita alegria, contando que já teve aluno com cerca de 80 anos de idade.

Depois da inscrição na Secretaria de Esportes, o associado vai dar seus primeiros passos acompanhados de um instrutor que tem experiência e formação acadêmica em tradicionais escolas de música da Unicamp, em Tatuí e Taubaté.

É o caso do psicólogo Bruno de Campos Cairos, que depois de aprender violão, decidiu se inscrever novamente e aguardar o chamado na fila para aprender cavaquinho. “Já vivo no meio da música, com família e amigos sempre cantando e tocando. Resolvi aprimorar.”

O presidente Angelo Colombari é um dos grandes incentivadores do projeto. “É preciso estimular a participação de todos. A música faz muito bem a todos os nossos associados, de qualquer idade”.


Aulas Violão, Cavaquinho e Guitarra – Horários:

2ª, 3ª e 5ª – 14h às 15h

2ª, 3ª e 5ª – 15h às 16h

2ª, 3ª e 5ª – 16h às 17h

2ª, 3ª e 5ª – 17h às 18h

2ª, 3ª e 5ª – 18h às 19h

2ª, 3ª e 5ª – 19h às 20h

2ª, 3ª e 5ª – 20h às 21h

6ª – 14h às 15h

6ª – 15h às 16h

6ª – 16h às 17h

 

Inscrição para fila de espera: Secretaria de Esportes: telefones: 3772-8459

Alunos de todas as idades buscam o prazer de tocar um instrumento musical
Bruno Cairos em busca de novos desafios na primeira aula de cavaquinho