NOTÍCIAS


Notícias ASPMC

Campanha visa a prevenção e detecção ao câncer bucal

O Instituto de Previdência Social do Município de Campinas – Camprev –realizará, de 13 a 17 de maio, a Campanha de Prevenção e Detecção Precoce de Câncer Bucal. A ação, que prevê ações educativas e exames clínicos bucais gratuitos para os idosos, será na sede do Instituto, no Parque Itália, das 8h às 16h.

Durante o período, equipe de profissionais da saúde bucal realizam exames clínicos da boca e promovem ações educativas sobre o tema. A campanha tem como público-alvo os idosos, que são mais vulneráveis ao câncer bucal, mas qualquer pessoa pode passar pelas avaliações. As pessoas interessadas em participar da campanha poderão se dirigir à sede do Instituto na data e endereço indicado e realizar o exame, sem a necessidade de agendamento prévio.

A ação da equipe visa não só diagnosticar como também ensinar os idosos a praticar o autoexame de boca para detectar problemas precocemente. O objetivo é conscientizar o cidadão e incentivá-lo a criar o hábito de fazer regularmente o autoexame, além de orientá-lo sobre cuidados que devem ser tomados para manter a saúde bucal.

A ação preventiva é promovida pelo CAMPREV, através do FAS/FASC, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A Prefeitura realiza há 18 anos, anualmente, a Campanha de Prevenção e Detecção Precoce ao Câncer Bucal.

 PREVENÇÃO
O câncer de boca atinge em maior incidência pessoas que fazem uso contínuo de tabaco e álcool, portadores de próteses totais e removíveis e que apresentem algum fator traumático nos dentes como, por exemplo, dentes cariados e pontiagudos e restaurações fraturadas. A má higiene bucal e exposição contínua ao sol sem uso de protetores, também são fatores de risco.

 SEDE
O CAMPREV fica localizado à Rua Pastor Cícero Canuto de Lima, 401 - Parque Itália (próximo ao Sesi Amoreiras, Hospital Municipal Dr. Mário Gatti e Túnel Joá Penteado).