Esse esporte de origem japonesa tem como principais objetivos oferecer uma técnica de defesa pessoal, desenvolver o físico, espírito e mente. Mas na Associação dos Servidores Municipais de Campinas, a prática do judô vai mais além: coordenador pelo professor Luiz Antônio Junior, os mais de 40 alunos a partir dos cinco anos veem a possibilidade de tornarem desportistas, mas, principalmente, cidadãos d respeito com o outro.
O projeto social é uma parceria entre a Associação e a Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Campinas. “E é nem mais amplo do que pode parecer. Afinal, além dos associados e de seus filhos, podem participar a população em geral”, destaca o professor Luiz Antônio.
Os 43 alunos atendidos estão divididos em duas turmas: de 5 a 12 anos e acima de 12 anos.
Para facilitar, segundo Luiz Antônio Junior àqueles que querem participar, o projeto é desenvolvido sem custo. “As aulas são gratuitas, cabendo aos pais ou responsáveis arcar com a despesa para adquirir o judogi (o uniforme qu8e é individual de cada judoca). Também pedimos a colaboração para pagamento de taxas de inscrição para competições que participamos com os atletas”
Para o presidente da Associação dos Servidores Públicos Municipais Angelo Colombari, o projeto está alinhado com o pensamento da entidade. “Sempre tivemos o foco na formação de cidadãos que possam transformar a sociedade, com bom comportamento, com respeito e amizade. Queremos sempre oferecer qualidade de vida aos nossos associados. Por isso, acolhemos o projeto de judô aqui na Associação. Aproveito e convido a todos os associados a participar.”
O professor Luiz Antônio ressalta que apesar do objetivo principal ser social, “se identificamos potencial em algum aluno, damos ênfase para que ele também seja um grande atleta”.
A criança interessada, a partir dos 5 anos, deve vir à Associação acompanhada dos pais ou responsáveis em uma das aulas para fazer uma experiência. “Se ela for dar continuidade no aprendizado, terá que ter acima de 70% de presença mensal. Abaixo disso, ou com três faltas consecutivas, sem justificativa, infelizmente notificamos os responsáveis sobre a possibilidade de exclusão do projeto” alerta Luiz Antônio.
COMPETIÇÕES
EM 2018, a equipe participou de várias competições regionais e estaduais, inclusive, com dois atletas chegando às finais do Campeonato Paulista, ficando entre os 10 melhores do estado.
E para comemorar o bom ano de atividades, todos se reuniram para o evento tradicional bonenkai. A confraternização fechou as atividades de 2018.
SERVIÇO
Escolinha de Judô
Turma 1: de 5 a 12 anos
Turma 2: acima de 12 anos
Aulas: segundas e quarta-feiras, às 19 horas, na quadra da ASPMC
Coordenador do projeto: Luiz Antônio Junior
Coordenador técnico: Luís Fernando Tontoli